ATLETISMO NEWS É UM MAGAZINE DEDIVULGAÇÃO E PROMOÇÃO DO ATLETISMO NAS SUAS VARIANTES E DISCIPLINAS

quarta-feira, 31 de julho de 2019



PHOTO BY ALYSSA NOEL - Trails in the Sea to Sky are meant to be shared.

Ciclismo versus corrida: a busca pela harmonia em nossos trilhos divididos

Os trilhos do mar ao céu devem ser compartilhados

Eu tenho um pouco de medo de mountain bikers.
Logicamente, sei que isso é insano. Eu tenho muitos amigos que regularmente acertam as trilhas em duas rodas e são pessoas maravilhosas.
Mas muitas vezes, quando você está navegando pelos mesmos trilhos em dois pés, os ciclistas de montanha parecem ser nada amigáveis.

Quando estou correndo na trilha, tento seguir as regras; Eu puxo eu e meu cachorro para fora do caminho de subida do tráfego, eu evito rotas de descida a menos que eles estejam muito quietos (PSA: correr pistas de descida é a única maneira de registrar uma elevação séria quando você está treinando), e eu Deixei de ouvir música, optando por podcasts em volumes muito baixos para poder ouvir o que estava ao meu redor.
Mas ainda assim, como um corredor de trilha, não posso deixar de me sentir como o nerd estereotipado vestido de bracelete, xadrez na escola ao lado dos heróis de futebol de basebol.

Poderia ser minha própria profecia auto-realizável. Pode ser que ciclistas menos aptos pedalando para cima estejam em concentração profunda. Pode até ser tudo na minha cabeça. Mas muitas vezes quando eu saio do caminho dos motociclistas, eles ainda me lançam um olhar - aparentemente com raiva, eu estou usando as trilhas deles.
Claro que nem sempre é esse o caso. Houve muitas pessoas amigas que tiraram um momento para dizer olá ou oferecer um sorriso enquanto passavam. Mas esse sentimento persistente de animosidade me seguiu pelas trilhas do Mar ao Céu.

E então eu li um artigo de opinião na revista Outside que provou que eu poderia não ser tão paranóico depois de tudo.

Escrito pelo colaborador de longa data Marc Peruzzi (que, por contexto, usa um capacete em sua foto de perfil do LinkedIn e se parece com um vigoroso, todo mundo), a manchete enraivece os corredores por toda parte: "Trail Runners são Lazy Parasites".

Enquanto ele jura - na primeira linha, não menos - que a manchete não é isca clique, eu tenho minhas dúvidas. Ainda assim, sua diatribe odiosa contra corredores de trilha é claramente projectada para dividir ainda mais os usuários em dois grupos e colocá-los uns contra os outros.
Eu poderia insistir muito sobre como nesses tempos políticos particularmente divididos, reunir a comunidade ao ar livre para ser odiosa e polarizada é realmente a última coisa que o mundo precisa, mas vou guardar isso para outro dia.

O ponto crucial de seu argumento é o seguinte: os números de corrida em trilha estão explodindo, mas os corredores de trilha não estão contribuindo para a manutenção da trilha da mesma forma que seus colegas de mountain bike. (Também deve ser notado que isto é baseado em sua evidência anedótica que vive em cidades montanhosas americanas, não em qualquer número difícil.)

Francamente, é um óptimo ponto. Se você estiver usando as trilhas em qualquer capacidade, seja caminhadas, cavalgadas, passear com cães, correr ou andar de bicicleta, você absolutamente deve participar.

E enquanto eu doei para esta causa, eu admito que ainda tenho que sujar as mãos. Se sua coluna tivesse sido entregue de uma maneira menos agressiva e machista, eu poderia até tê-la compartilhado.
Pouco depois, foi publicado no site outsideonline.com - e após uma torrente de comentários de "cancelamento de inscrição" no Facebook da publicação - minha heroína pessoal, Stephanie Case, ultra runner canadense, advogada de direitos humanos e fundadora da organização Free to Run, escreveu uma resposta, que a publicação correu, apropriadamente chamado de "A Response from a Proud 'Lazy Parasite' Trail Runner".

(Oh, quão profundamente risível é que alguém possa chamar a pessoa que começou uma instituição de caridade que ajuda as mulheres em países devastados pela guerra a acederem ao desporto "preguiçosamente".)

Nele, ela destaca todas as maneiras pelas quais vários grupos e corridas de trail - nos EUA e no Canadá - educam os corredores a pisarem de leve na terra e as maneiras pelas quais eles devolvem isso a essa causa.

Trilha correndo no mar para o céu está longe de ser tão difundida ou organizada como mountain bike, mas certamente está crescendo - e assim são as maneiras pelas quais a comunidade devolve.

We Run Whistler, que só foi fundada em 2017, por exemplo [divulgação completa, é co-dirigida pelo designer de Pique Lou O'Brien, que corre e mountain bikes] organizou sua primeira noite de trilha em vez de uma corrida neste verão.

A Coast Mountain Trail Series, que organiza corridas no Sea to Sky, no North Shore e além, também leva noites de trilhas regulares e doa milhares de dólares a cada ano para grupos e busca e resgate.

Da mesma forma, a corrida de trail Comfortably Numb de Whistler doou uma parte de cada taxa de inscrição para a WORCA este ano.

A lista continua.

Tudo isso é para dizer que estamos no mesmo tempo - ou pelo menos deveríamos estar. E essa mensagem é tanto para mim como é para o Sr. Peruzzi e todos aqueles motociclistas que parecem mal-humorados, mas talvez estejam apenas fazendo caretas enquanto pedalam pelos trilhos compartilhados.
 (Fonte: piquenewsmagazine.com por Alyssa Noel)

Sem comentários:

Enviar um comentário